Translate

Intro ao PL-SQL

Intro ao PL SQL

Introdução ao PL-SQL

Autor: Profº Paulo Kaupa

 

O PL- SQL (usado no banco de dados Oracle) e o T- SQL (usado no banco de dados Microsoft SQL Server) são dialetos da linguagem padrão SQL que é a linguagem padronizadas pela ISO (International Organization for Standards) e pela ANSI (American National Standards Institute).

Os principais líderes de mercado adotaram o SQL como linguagem padrão para seus gerenciadors de Banco de Dados. Apesar de a linguagem padrão ser a mesma, cada fornecedor pode optar por implementar suas próprias características.

Este modo de desenvolvimento torna o código fonte mais portável, o que também é bom para quem desenvolve o código, pois facilita a migração entre plataformas.

Os comandos da linguagem PL-SQL são divididos em Subconjuntos, agrupados de acordo com sua finaloidade:

  1. DDLData Definition Language

               É a linguagem de definição da estrutura de um banco de dados, pertencem a este Subconjunto todos os comandos que criam, alteram ou excluem os Objetos de um Banco de Dados.

               Pertencem a este subconjunto os seguintes comandos:

 

CREATE – Usado para a criação de Objetos em um Banco de Dados.

ALTER – Quando houver a necessidade de alterar algum objeto do Banco de Dados.

DROP – Usado para eliminar um Objeto do Banco de Dados.

 

  1. DMLData Manipulation Language

               Pertencem a esta linguagem os comandos destinamos a manipulação de dados.

INSERT – Inserir dados em uma Tabela.

UPDATE – Atualizar dados previamente inseridos em uma Tabela.

DELETE - Excluir registros de uma Tabela.

SELECT – Este comando é usado para selecionar dados inseridos em uma Tabela. Em algumas literaturas é classificado em um subconjunto chamado DQL (Data Query Language).

 

Exercícios de Fixação:

Qual a diferença entre PL-SQL e o Padrão SQL?

Quais os principais comandos da Sublinguagem DML?

Quais os principais comandos da Sublinguagem DDL?

Além da DDL e da DML quais outros  subconjuntos da linguagem PL-SQL?

Sobre o Autor:

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Nove de Julho. Bacharel em Ciência da Computação também pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é Professor de ensino superior (Universidade Nove de Julho), Analista de Sistemas na Empresa Atento e Pesquisador na área de Inteligência Computacional aplicada em investimentos na Bolsa de Valores de São Paulo. Possui experiência em Análise e desenvolvimento de sistemas, aplicações de Inteligência Computacional no Mercado de Ações, Análise Técnica para seleção de ações para investimentos na Bolsa de Valores. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0074185478343196